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Feb

Seja bem vindo ao meu universo!

Eu sempre quis dividir um pouco do meu mundo e contar algumas histórias. Criei esse espaço para difundir ideias e compartilhar conhecimentos no contexto acedêmico fazendo uso de uma linguagem simples e de fácil compreensão.

O que você vai encontrar aqui? Artigos relacionados a vários assuntos ligados à area de Marketing Digital, Design, Webdesign e Tecnologia. Este blog é uma ótima opção para quem deseja ampliar os seus conhecimentos sobre estas áreas. Espero que você goste. Se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato comigo através do e-mail: mk@madsonklleber.com.br.

Agradeço a sua visita e espero ver você em breve!





Usabilidade

Usabilidade é um dos aspectos com os quais o designer de interação precisa se preocupar. Antes de mais nada, ele precisa pensar como o produto se insere na vida do usuário, ou seja, sua utilidade (ou inutilidade). Além de aspectos funcionais, é preciso avaliar aspectos emocionais do produto. Um produto interativo pode ter valor prático nulo e ao mesmo tempo ter uma relevância emocional tremenda. Um sistema que possui uma boa usabilidade deve ser fácil de aprender, fácil de ser utilizado, fácil de ser reutilizado, deve ter boa prevenção de erros e possuir uma interface amigável. Veja a seguir algumas definições de usabilidade.

Usabilidade é a forma pela qual um produto pode ser usado por certos tipos de usuários, buscando alcançar objetivos exclusivos com eficiência e satisfação em um contexto de uso específico, proporcionando uma facilidade de aprendizado, maximização da produtividade, com baixa taxa de erro e alta taxa de satisfação dos clientes (ISO 9241-11).

Segundo Cláudia Dias (2006) o termo usabilidade teve origem nos anos 80 no uso das ciências cognitivas e tempos depois na psicologia. A autora informa que o primeiro uso oficial foi na norma ISO/IEC 9126 de 1991 ou NBR 13596 de 1996 onde o termo usabilidade está incluso como uma característica que passou a fazer parte de uma padronização mundial para a qualidade de produtos de softwares, tendo aprimoramentos constantes. A norma se refere a usabilidade voltada para a utilização de softwares por um ou por vários usuários, o que manteve definitivamente o termo associado a áreas técnicas.

De acordo com Shackel, a definição de usabilidade foi introduzida por Miller por meio das métricas relacionadas à “facilidade de uso”. Miller identificou vários critérios para mensurar a facilidade de uso, como por exemplo: tempo de aprendizado, número de erros e tolerância a falhas (SANTOS, 2008). A experiência proposta com a usabilidade deve buscar a eficiência, atingindo seu objetivo com o menor percurso possível, a eficácia alcançando o escopo desejado e a satisfação com que o usuário utiliza o sistema atingindo conforto e permissão.

Uma boa usabilidade, é um fator que assegura a facilidade, a eficiência de uso de um produto, baseado na perspectiva do usuário, otimizando as interações entre esse usuário e a interface (PREECE, 2005).

Segundo Bevan (1998), o que diferencia a usabilidade do resto das áreas correlatas do design, é a preocupação com o fator humano. Para o autor o maior objetivo de um design para um produto interativo, deveria sempre ser a qualidade de uso.

Macedo (2013) diz “Devemos calçar os sapatos dos usuários”, ao descrever com perfeição a importância com que o design deve estruturar seu projeto pensando no usuário. Reforça para os dias atuais as mesmas ideias citadas anteriormente por autores em suas diversas obras. Deixa mais forte e clara a necessidade de utilizar pesquisas e aprender com o usuário para poder implementar as novas interfaces.

Frederick Van Amstel (2005), explica que se um produto é de fácil de utilização, o usuário tem maior produtividade: aprende mais rápido a usar, memoriza as operações e comete menos erros. O autor diz ainda que, graças aos vários benefícios já reconhecidos e debatidos, referente à preocupação em sempre se fazer uso de boas práticas de usabilidade, algumas empresas já se movimentam com o intuito de contratar especialistas na área, em busca de oferecer a melhor experiência de uso possível para os seus usuários