Ferramenta para auxiliar a definir uma paleta de cor para seu projeto.

As cores podem ter influência psicológica sobre o ser humano: algumas estimulam, outras tranquilizam, pois são captadas pela visão e transmitidas para o cérebro e consequentemente refletem impulsos e reações para o corpo. Pensar em design é pensar em mundo de cor, mas nem sempre é fácil escolher os tons com os quais queremos utilizar em nossos projetos: é necessário considerar gostos pessoais, o tipo de ambiente que desejamos criar e até refletir sobre o significado de cada cor antes de decidir uma paleta final. Um dos grandes desafios que podem surgir durante a concepção de cada projeto é como combinar cores. Os melhores layouts podem surgir da simples escolha da paleta de cores certa.

Para auxilixar no processo da definição de uma paleta de cor para meus trabalhos faço uso de uma ferramenta online gratúita, o Color Scheme Designer. É um serviço bastante interessante para quem trabalha com design, é uma ferramenta simples e suas personalizações são feitas de maneira muito intuitiva. Se você tem dúvida de como intercalar cores quentes, frias, neutras, primárias, secundárias, terciárias, complementares e análogas dentro do círculo cromático, essa ferramenta irá cair como um luva para te ajudar a encontrar harmonia entre cores.

A partir de modelos e paletas de cores pré-selecionados pelo usuário, a ferramenta sugere grupos de cores para você aplicar em suas páginas e torná-las ainda mais belas. O serviço disponibiliza os códigos hexadecimais de cada cor. O resultado pode ser exportado na forma de HTML + CSS, arquivo de texto, e arquivos de paleta para Adobe Photoshop, e também exibe um exemplo de website genérico com a paleta aplicada, em versões clara e escura, para facilitar sua avaliação. Deixo abaixo o link para acesso ao site dessa ilustre ferramenta.



Enquadramentos e tipos de planos

A noção de enquadramento é a mais importante da linguagem cinematográfica. Enquadrar é decidir o que faz parte do filme em cada momento de sua realização. Enquadrar também é determinar o modo como o espectador perceberá o mundo que está sendo criado pelo filme. Na hora de definir sobre o que você vai enquadrar em uma foto existem várias regras conhecidas. A mais famosa e fácil de utilizar é a regra dos três. A regra diz que nossos olhos são atraídos naturalmente por imagens divididas em 3 partes, com o objeto principal um pouco fora do centro. Uma forma fácil de aplicar isso é de imaginar duas linhas horizontais e duas linhas verticais cortando a tela em tamanhos iguais. O objetivo é posicionar o objeto que você quer focar no encontro de duas dessas linhas.

O Plongée, que significa mergulho em francês, é também conhecido como Câmera Alta, é o termo usado para definir um tipo de enquadramento em que a câmera filma o foco principal da cena de cima para baixo, situando o espectador em uma posição mais acima do objeto, olhamos a imagem como se estivéssemos mais altos, olhando de cima. O plano Plongée é muito utilizado para passar a sensação de inferioridade ao personagem ou objeto. Esse enquadramento produz um efeito de diminuir o objeto, pois o situa em um plano onde existe algo maior do que ele, que o olha de cima e dá conta de toda sua dimensão.

Já o Contra-Plongée, como o próprio nome já sugere, é o plano contrário do citado acima. Ele também é chamado de Câmera Baixa, já que neste enquadramento a câmera filma o foco principal da cena de baixo par cima, deixando o espectador abaixo do personagem, ou objeto, e engrandecendo ele na cena. E é exatamente a ideia de engrandecer que o Contra-Plongée oferece, ele gera uma sensação de grandiosidade e superioridade do que está sendo filmado em relação ao observador.

A proporção visual em um trabalho de design tem muito mais a ver com o número de ouro, do que com simetria. O belo nem sempre é simétrico, mas é confortável aos olhos, mostra ao nosso cérebro a equivalência de pesos em um layout ou obedece a ergonomia de nosso corpo. Proporção Áurea, Número de Ouro, Divina proporção, Razão áurea, Golden Ratio… Esses são os nomes dados a proporção entre dois segmentos ou duas medidas, que resulta em 1,618.

Pitágoras, o pai da matemática, foi o primeiro que descreveu sobre a proporção áurea. A mais de 500 a.C., ele utilizava essa proporção para explicar a harmonia, o cosmo e alma. Existem vários artistas que ao longo tempo utilizaram o número de ouro em suas obras. Além dos Gregos alguns estudiosos apontam que os antigos egípcios utilizaram a proporção áurea para construir as Pirâmides. Várias teorias de que Da Vinci teria utilizado tal proporção em suas artes foram apontadas, como nos quadros “Mona lisa” e “A Última Ceia”. Hoje em dia a mais famosa aplicação da proporção áurea é através do “retângulo áureo”. Artistas plásticos, pintores e fotógrafos costumam utilizá-la, diretamente ou de forma derivada como no caso da regra dos terços, em suas obras. Designers também utilizam tal ferramenta para criar identidades visuais, cartazes, livros e até mesmo layouts de websites



A gama mais completa de filtros para Photoshop

Nik Collection é um ótimo pacote de ferramentas para dar a suas fotografias um toque único aplicando filtros e feitos com personalidade. Seis aplicativos oferecem a você diferentes funcionalidades que em conjunto farão com que suas imagens pareçam praticamente profissionais. Essa ferramenta é constituída por um conjunto de plugins que você pode usar da aba de filtros do Adobe Photoshop. Nik Collection tem oito modos independentes entre os quais você pode encontrar muitos efeitos diferentes.



Tipografias

Um projeto de design, como você já deve saber, engloba várias coisas, e uma das mais importantes é a escolha tipográfica. Independente se o seu projeto é digital ou impresso a tipografia será a “voz” dele. Por isso ela deve ser coerente com o objetivo de comunicação do mesmo.

Inquestionavelmente, a tipografia é um dos elementos mais importantes do design. Tão essencial quanto a escolha das cores, da diagramação e das imagens, é a escolha dos tipos que serão usados no layout. A tipografia sempre foi o principal elemento da mídia impressa, visto que, em publicações como jornais e revistas, a prioridade é dada às palavras.

O designer deve entender as palavras e dar sua contribuição sobre o conteúdo da mensagem. A escolha de uma tipografia é um processo subjetivo. Para a seleção da fonte ideal, também são analisadas questões como a composição de texto, o tom da mensagem e a relação com os elementos gráficos na página.

Designers tipográficos de todo o mundo criam novas fontes diariamente, na busca constante por tipos renovados e mais interessantes para transmitir determinadas sensações e causar o impacto desejado. Há dois sites que são os meus favoritos no quesito de fontes gratúitas para download, deixo o link de acesso abaixo.